Search
  • revistabudo

Sensei Justo Gómez ministrará seminário em Curitiba durante o mundial da ITKF

O icônico professor argentino heptacampeão mundial e tricampeão pan-americano de kumitê, kata e fukugô será um dos palestrantes do seminário técnico que se realizará em dezembro, em paralelo ao campeonato mundial

XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional da ITKF

17 de novembro de 2019

Por PAULO PINTO I Fotos DIVULGAÇÃO

Curitiba – PR


Shihan roku-dan (6º dan) Justo Gómez

O XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional e a V Copa Mundial Interclubes serão realizados de 2 a 8 de dezembro no ginásio da PUC-PR, em Curitiba, e simultaneamente haverá seminários técnicos e cursos de arbitragem, congressos científicos, reuniões sobre a Universidade de Karatê Tradicional e encontro do comitê técnico e administrativo, além das assembleias continentais e a assembleia geral da International Traditional Karate Federation (ITKF).


Um dos palestrantes convidados é o renomado professor sensei roku-dan (6º dan) Justo Gómez, de Formosa, Argentina, que revelou à Budô toda a alegria em poder contribuir com este momento do karatê tradicional.


“É uma honra enorme ter sido convidado para ministrar um seminário técnico durante a realização do ITKF World Curitiba 2019. Tenho certeza de que eventos como este são essenciais para a formação e o desenvolvimento técnico dos praticantes de karatê tradicional. Não apenas como karatecas, mas também como indivíduos”, pontuou Gómez.


O icônico professor da ITKF falou à Budô que em seu curso dissertará sobre o uso da força interna produzida pelo Hara (abdômen – centro de vida pulsante), por meio do uso da respiração e a transferência da força para o oponente.


Diretor geral da Escola de Karatê Tradicional Shotokan Justo Gómez, com sede em Buenos Aires e filiais e em nove países membros da ITKF na África, Europa, Ásia, América Central e América do Sul, sensei Gómez falou sobre a delegação da Argentina que virá a Curitiba em dezembro.


“Estamos trabalhando para levar cerca de 70 pessoas ao Paraná. Todos estão treinando com muito afinco e preparando-se para disputar o mundial e conquistar muitas medalhas para a Argentina”, adiantou.


Alessandro Ramos presidente da Federação de Karatê Tradicional do Estado do Paraná e Justo Gómez

Avaliando muito positivamente a realização de certames como o Campeonato Mundial de Karatê Tradicional e a Copa Mundial Interclubes, o multimedalhista destacou a necessidade de trocar informação e conhecimento, por meio da competição do kata e kumitê.


“Precisamos participar de grandes eventos internacionais para ampliar a nossa base técnica. Enfrentando e conhecendo karatecas de outras escolas e países distintos, fazemos a importante troca de informação que nos permite expandir o conhecimento e os fundamentos que temos.


Reafirmando os laços de amizade que unem o karatê tradicional do Brasil e a Argentina, em 19 de outubro Justo Gómez veio ao Paraná para participar do Haru-Gashuko realizado em Guaratuba, onde aconteceu a posse do colega brasileiro à frente da FKTPr

Tanto a vitória quanto a derrota ajudarão a forjar nosso caráter e estimular o autoaperfeiçoamento”, explicou o heptacampeão mundial.


“Estou ansioso para compartilhar minhas experiências e me enriquecer com a vivência de cada participante. Assim como reencontrar aqueles que me permitiram, graças à generosidade de espírito, ser quem eu sou hoje”, disse sensei Gómez. Por fim, fez uma importante sugestão aos karatecas mais novos: “Lembrem-se dos momentos compartilhados e construam novas memórias e ensinamentos que indubitavelmente enriquecerão o caminho comum”.


Nascido em 8 de abril de 1966 em Formosa, na Argentina, Justo Gómez iniciou a prática do karatê aos 10 anos e, devido ao conhecimento adquirido na convivência com o mestre juu-dan (10º dan) Hidetaka Nishiyama, ministrou cursos de formação e aperfeiçoamento técnico de karatê tradicional na Europa, América do Norte, Ásia, África e América do Sul.


Em Curitiba, Sensei Justo Gómez dissertará sobre o uso da força interna produzida pelo Hara

Entre os principias títulos conquistados pelo multimedalhista argentino estão a Copa Mundial de 1991 em Milão, na Itália; Mundial de Toronto de 1992, no Canadá; Mundial de Treviso de 1994, na Itália; Copa Mundial em Moscou de 2000, na Rússia; Mundial de Ferrara de 2001, na Itália; Mundial de Saskatoon de 2001, no Canadá; e Copa Mundial de Varsóvia de 2007, na Polônia.


Venceu também os campeonatos pan-americanos de 1991 em Cuernavaca, no México; de 1993 em San Juan, em Porto Rico; e de 1995 em Buenos Aires, na Argentina.



0 views

© 2019 by ITKF Proudly made it by MyID