Search
  • revistabudo

Para a campeã Giordana de Souza, mundial em Curitiba projetará a ITKF em nível global

XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional

16 de novembro de 2019

Por PAULO PINTO I Fotos DIVULGAÇÃO

Curitiba – PR


Campeã mundial de fuku-go em Treviso, na Itália, em 1994, Giordana destacou a importância de Curitiba sediar mais uma vez o maior evento do calendário esportivo da International Traditional Karate Federation


A karateca curitibana Giordana de Souza vê a realização do XX Campeonato Mundial e da V Copa Interclubes de Karatê Tradicional em Curitiba, de 2 a 8 de dezembro, com grande expectativa. A atleta defendeu a seleção brasileira em 1987, 1988, 1991, 1992, 1994, 1995, 1996 e de 2002 a 2010.


Giordana de Souza, a campeã mundial de fuku-go

Membro do comitê organizador local, a campeã mundial relatou o grande orgulho em ver sua cidade sediar novamente o maior evento do calendário esportivo da International Traditional Karate Federation (ITKF).


“É com grande orgulho que mais uma vez o karatê tradicional brasileiro vai receber uma edição do campeonato mundial, repetindo o feito de 2010. Naquela ocasião competi nas categorias kata por equipe e kumitê individual, agora, no comitê organizador local, vou contribuir com toda a experiência adquirida em minha trajetória como atleta”, explicou Giordana. Ela prioriza receber muito bem os karatecas estrangeiros que irão a Curitiba.


“Além da participação de um número expressivo de atletas do mundo todo, temos a expectativa de ver excelentes apresentações e confrontos, pois o karatê tradicional viveu enorme evolução técnica nas últimas décadas. A ITKF está preparando um grande evento em Curitiba, a minha cidade, e receber o campeonato mundial aqui sem dúvida alguma tem uma importância especial. Nos outros países em que competi sempre fui muito bem recebida, e estamos trabalhando para dar a nossa contrapartida”, detalhou Giordana.

Giordana após apresentação de kata equipe no Mundial de 2010

Nascida na capital paranaense em 17 de março de 1969, aos 13 anos a campeão mundial deu os primeiros passos nos tatamis da Academia Bodhidharma, e após servir à seleção brasileira por duas décadas, sensei Giordana prioriza hoje o fomento do intercâmbio técnico e o desenvolvimento humano por meio da prática do karatê.


“Este é o maior evento do karatê tradicional porque envolve os principais atletas, árbitros e dirigentes da nossa modalidade, e o certame oferece oportunidade única para a troca de experiências e conhecimento técnico. A ITKF busca o aprimoramento dos campeonatos mundiais, e nos últimos anos realizou inúmeros cursos e eventos técnicos em vários países, focando a expansão da base técnica e a promoção do desenvolvimento humano por meio da prática do karatê. Temos certeza de que o mundial projetará a ITKF em nível global”, concluiu.


Os principais títulos de Giordana de Souza são: campeã mundial de fuku-go em Treviso, na Itália, em 1994; medalha de bronze no kata no Mundial de Curitiba 2010; campeã de kata e kumitê e vice-campeã no fuku-go e embu misto no Campeonato Interclubes de Curitiba em 1996; e atleta destaque devido à maior pontuação no Campeonato Interclubes de Curitiba em 1996.



8 views

© 2019 by ITKF Proudly made it by MyID