Search
  • revistabudo

O tetracampeão mundial Ricardo Buzzi fará palestra durante o Campeonato Mundial da ITKF

XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional

18 de novembro de 2019

Por PAULO PINTO I Fotos DIVULGAÇÃO

Curitiba – PR


Na avaliação do karateca paranaense, uma das principais referências técnicas da ITKF no Brasil, os eventos em Curitiba concretizarão avanços profundos na modalidade

Ricardo Buzzi, tetracampeão mundial de kumitê

Como parte do extenso programa que envolve a realização do XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional e da V Copa Mundial Interclubes, de 2 a 8 de dezembro em Curitiba, a ITKF promoverá seminários técnicos e cursos de arbitragem, congressos científicos, reuniões sobre a Universidade de Karatê Tradicional e encontro do comitê técnico e administrativo, além das assembleias continentais e da assembleia geral da International Traditional Karate Federation (ITKF).


Ontem anunciamos que o professor Justo Gómez está entre os palestrantes convidados, e acabamos de receber a confirmação de que Ricardo Buzzi, outro grande sul-americano campeão mundial da ITKF, confirmou presença entre os convidados que dissertarão em Curitiba.


“Temos um curso chamado ITKF Legends, que será ministrado também pelos campeões mundiais Gómez e Mussat. Vou usar alguns pontos do meu programa de treinamento técnico e físico para o karatê-dô tradicional voltado à competição, com ênfase no desenvolvimento da força, explosão e reflexo, focando a geração de kyo físico e mental no oponente. Vou focar ainda o desenvolvimento de técnicas de esquiva e o uso de cintura escapular, entre outros temas”, detalhou o tetracampeão mundial da ITKF.


Conhecido internacionalmente como um dos mais fortes e completos karatecas de sua geração, Ricardo Buzzi nasceu em 21 de outubro de 1975 em Curitiba, e aos 9 anos deu os primeiros passos nos tatamis e posteriormente passou a treinar na lendária Academia Bodhidharma. Sob orientação de Gilberto Gaertner, professor hachi-dan (8º dan) e do o professor shihan Júlio Takuo Arai, kyuu-dan (9º dan), o karateca curitibano edificou uma das trajetórias mais expressivas do karatê tradicional do Brasil.


Campeonato pan-americano de karatê na Argentina em 2013, no qual sagrou-se campeão de kata

Atleta de grande destaque e sensei go-dan (5º dan), Buzzi conquistou títulos expressivos nas mais variadas categorias: kata individual e por equipe, kumitê individual e por equipes e fuku-gô, demonstrando extrema habilidade técnica e amplo conhecimento do karatê-dô tradicional Shotokan.


Na avaliação de Buzzi, os eventos que compõem a programação oficial da ITKF elevarão o karatê tradicional a novo patamar.


“Minha expectativa é que o XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional reafirme a essência técnica e os princípios éticos preconizados pelo sensei Nishiyama. Entendo que a gestão atual da ITKF está realizando um excelente trabalho, promovendo a volta de muitos professores no mundo todo e estamos presenciando crescimento expressivo na quantidade de países membros. Enfim, vivemos um grande momento e acredito que os eventos de dezembro reafirmarão meus pontos de vista”, disse Buzzi. Ele finalizou destacando a importância política e estrutural desta realização da ITKF.

“Após a morte do sensei Hidetaka Nishiyama muitos professores afastaram-se, e acho que chegou o momento de reunir todos os players e demais pessoas envolvidas na gestão do karatê tradicional mundial. Dessa forma poderemos promover o renascimento de uma ITKF inovadora, arrojada e voltada para o futuro, fundamentada na proposta do mestre Nishiyama. Tivemos um vácuo na gestão da modalidade devido a conflitos passados e agora vivemos um momento de reconstrução, que deverá ser concretizado na assembleia geral da ITKF, no mês que vem em Curitiba”, preconizou o tetracampeão mundial de kumitê.


Ricardo Buzzi com Takuo Arai

O empreendedorismo é a sua marca

Formado em arquitetura e urbanismo em 1999, com pós-graduação em planejamento estratégico, ambos pela PUC-PR, Buzzi é diretor executivo da Buzzi e Silva Arquitetos Associados, que atua há mais de 15 anos na área da construção civil, destacando-se por uma carreira multidisciplinar, com vasta experiência na coordenação de trabalhos em equipes e multitarefas.


É também diretor e criador do Mercado Sal, um dos mais arrojados empreendimentos na área da gastronomia e entretenimento do Paraná, um case de sucesso admirado e estudado por diversas universidades do Brasil por ser um projeto único e inovador.


Entre as numerosas atividades na iniciativa privada, Ricardo Buzzi é sócio e professor da Academia Bodhidharma, uma das mais antigas e tradicionais escolas de artes marciais do Brasil, com 44 anos de história.


Ricardo Buzzi faz treinamento com Justo Gómez no litoral paranaense


Principais títulos


Entre os títulos mais importantes conquistados por Ricardo Buzzi em sua expressiva trajetória nos tatamis figuram:


Campeão mundial de kumitê individual ITKF (2002)

Tricampeão mundial de kumitê por equipe ITKF (2004, 2008 e 2010)

Tricampeão pan-americano de kumitê por equipe ITKF (2001, 2003 e 2009)

Campeão pan-americano de kumitê individual (2003)

Bicampeão pan-americano de kata individual (2003 e 2013)

Campeão pan-americano de kata por equipe (2013)

Duodecacampeão brasileiro, sendo cinco títulos por equipe e sete individuais

Tetracampeão brasileiro de kumitê por equipes (2002, 2006, 2011 e 2013)

Campeão brasileiro de kata por equipe (2013)

Tricampeão brasileiro de kata individual (2009, 2010 e 2013)

Tricampeão brasileiro de fuku-gô (2010, 2012 e 2013)

Campeão brasileiro de kumitê individual (2014)



2 views

© 2019 by ITKF Proudly made it by MyID