- revistabudo
O tetracampeão mundial Ricardo Buzzi fará palestra durante o Campeonato Mundial da ITKF
XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional
18 de novembro de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos DIVULGAÇÃO
Curitiba – PR
Na avaliação do karateca paranaense, uma das principais referências técnicas da ITKF no Brasil, os eventos em Curitiba concretizarão avanços profundos na modalidade

Como parte do extenso programa que envolve a realização do XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional e da V Copa Mundial Interclubes, de 2 a 8 de dezembro em Curitiba, a ITKF promoverá seminários técnicos e cursos de arbitragem, congressos científicos, reuniões sobre a Universidade de Karatê Tradicional e encontro do comitê técnico e administrativo, além das assembleias continentais e da assembleia geral da International Traditional Karate Federation (ITKF).
Ontem anunciamos que o professor Justo Gómez está entre os palestrantes convidados, e acabamos de receber a confirmação de que Ricardo Buzzi, outro grande sul-americano campeão mundial da ITKF, confirmou presença entre os convidados que dissertarão em Curitiba.
“Temos um curso chamado ITKF Legends, que será ministrado também pelos campeões mundiais Gómez e Mussat. Vou usar alguns pontos do meu programa de treinamento técnico e físico para o karatê-dô tradicional voltado à competição, com ênfase no desenvolvimento da força, explosão e reflexo, focando a geração de kyo físico e mental no oponente. Vou focar ainda o desenvolvimento de técnicas de esquiva e o uso de cintura escapular, entre outros temas”, detalhou o tetracampeão mundial da ITKF.
Conhecido internacionalmente como um dos mais fortes e completos karatecas de sua geração, Ricardo Buzzi nasceu em 21 de outubro de 1975 em Curitiba, e aos 9 anos deu os primeiros passos nos tatamis e posteriormente passou a treinar na lendária Academia Bodhidharma. Sob orientação de Gilberto Gaertner, professor hachi-dan (8º dan) e do o professor shihan Júlio Takuo Arai, kyuu-dan (9º dan), o karateca curitibano edificou uma das trajetórias mais expressivas do karatê tradicional do Brasil.

Atleta de grande destaque e sensei go-dan (5º dan), Buzzi conquistou títulos expressivos nas mais variadas categorias: kata individual e por equipe, kumitê individual e por equipes e fuku-gô, demonstrando extrema habilidade técnica e amplo conhecimento do karatê-dô tradicional Shotokan.
Na avaliação de Buzzi, os eventos que compõem a programação oficial da ITKF elevarão o karatê tradicional a novo patamar.
“Minha expectativa é que o XX Campeonato Mundial de Karatê Tradicional reafirme a essência técnica e os princípios éticos preconizados pelo sensei Nishiyama. Entendo que a gestão atual da ITKF está realizando um excelente trabalho, promovendo a volta de muitos professores no mundo todo e estamos presenciando crescimento expressivo na quantidade de países membros. Enfim, vivemos um grande momento e acredito que os eventos de dezembro reafirmarão meus pontos de vista”, disse Buzzi. Ele finalizou destacando a importância política e estrutural desta realização da ITKF.
“Após a morte do sensei Hidetaka Nishiyama muitos professores afastaram-se, e acho que chegou o momento de reunir todos os players e demais pessoas envolvidas na gestão do karatê tradicional mundial. Dessa forma poderemos promover o renascimento de uma ITKF inovadora, arrojada e voltada para o futuro, fundamentada na proposta do mestre Nishiyama. Tivemos um vácuo na gestão da modalidade devido a conflitos passados e agora vivemos um momento de reconstrução, que deverá ser concretizado na assembleia geral da ITKF, no mês que vem em Curitiba”, preconizou o tetracampeão mundial de kumitê.

O empreendedorismo é a sua marca
Formado em arquitetura e urbanismo em 1999, com pós-graduação em planejamento estratégico, ambos pela PUC-PR, Buzzi é diretor executivo da Buzzi e Silva Arquitetos Associados, que atua há mais de 15 anos na área da construção civil, destacando-se por uma carreira multidisciplinar, com vasta experiência na coordenação de trabalhos em equipes e multitarefas.
É também diretor e criador do Mercado Sal, um dos mais arrojados empreendimentos na área da gastronomia e entretenimento do Paraná, um case de sucesso admirado e estudado por diversas universidades do Brasil por ser um projeto único e inovador.
Entre as numerosas atividades na iniciativa privada, Ricardo Buzzi é sócio e professor da Academia Bodhidharma, uma das mais antigas e tradicionais escolas de artes marciais do Brasil, com 44 anos de história.

Principais títulos
Entre os títulos mais importantes conquistados por Ricardo Buzzi em sua expressiva trajetória nos tatamis figuram:
Campeão mundial de kumitê individual ITKF (2002)
Tricampeão mundial de kumitê por equipe ITKF (2004, 2008 e 2010)
Tricampeão pan-americano de kumitê por equipe ITKF (2001, 2003 e 2009)
Campeão pan-americano de kumitê individual (2003)
Bicampeão pan-americano de kata individual (2003 e 2013)
Campeão pan-americano de kata por equipe (2013)
Duodecacampeão brasileiro, sendo cinco títulos por equipe e sete individuais
Tetracampeão brasileiro de kumitê por equipes (2002, 2006, 2011 e 2013)
Campeão brasileiro de kata por equipe (2013)
Tricampeão brasileiro de kata individual (2009, 2010 e 2013)
Tricampeão brasileiro de fuku-gô (2010, 2012 e 2013)
Campeão brasileiro de kumitê individual (2014)